Sistema FIFO na Organização Doméstica
Mais conhecido como Sistema FIFO (First In, First Out) é uma técnica de organização onde o primeiro item a entrar em estoque deve ser também o primeiro a sair, com objetivo de evitar a perda de produtos por vencimento.
Com economia doméstica é possível fazer o salário render, mas para isso acontecer, a organização da casa precisa estar sob controle. Há quem não acredite, mas organização é mais dinheiro "no bolso" sim! Mais tempo disponível e consequentemente mais qualidade de vida.
Para controlar a organização da casa, a utilização do sistema FIFO: Evita desperdícios, reduz custos, otimiza espaços, traz funcionalidade aos processos domésticos para executar as tarefas diárias com praticidade e aumenta a produtividade.
Para controlar a organização da casa, a utilização do sistema FIFO: Evita desperdícios, reduz custos, otimiza espaços, traz funcionalidade aos processos domésticos para executar as tarefas diárias com praticidade e aumenta a produtividade.
Conhecida e utilizada pelos profissionais de estoque, essa técnica vai além da vantagem principal de evitar a perda dos produtos por vencimento. Confira a seguir, algumas demonstrações práticas da utilização do sistema FIFO para controlar o "estoque" de elementos distintos da casa.
Itens Empilhados |
Alimentos | Despensa
✓Praticidade: Setorizar (separar por categorias) os produtos, permite controlar os alimentos que entram e saem da despensa, além de facilitar a manutenção das datas de validade;
✓ Perecíveis: Guardar itens empilhados com a validade mais longa por baixo da pilha. Quando guardar os produtos enfileirados, coloque os itens com a validade mais curta na frente da fila. São formas práticas de evitar perder os produtos com validade curta por erros de armazenagem.
Itens Enfileirados |
✓ Espaços: Permite reduzir o tamanho do estoque e assim diminuir custos com aquisições desnecessárias, já que cada produto retirado pode ser facilmente notado e recolocado, mantendo um fluxo constante dos itens sem a necessidade de grandes espaços para armazenagem;
✓ Controle: A entrada e saída dos produtos na despensa obedecem uma sequência lógica que permite visualizar todos os itens em estoque, evitando aquisições e perdas desnecessárias.
O método FIFO aplicado na despesa da casa, evita compras desnecessárias, perda de produtos por prazo de validade, elimina a bagunça provocada pelo excesso de itens, otimiza os espaços, facilita a limpeza do local de estoque e proporciona praticidade no manuseio diário dos produtos.
Uma imagem que transmite paz! |
Roupas | Gavetas e Armários
✓ Praticidade: A setorização dos itens guardados é um passo importante para o processo de manuseio e manutenção das roupas de forma prática e funcional;
✓ Espaços: O que define o espaço de armazenagem, ou a falta dele, é a forma de dobrar e guardar as roupas. Veja abaixo duas sugestões práticas e funcionais para aproveitar melhor os seus espaços:
- Gavetas: Roupas enfileiradas (uma atrás da outra);
- Prateleiras: Roupas empilhadas (uma em cima da outra);
Quem disse que meias não ficam organizadas? |
- Gavetas: Colocar as últimas peças lavadas atrás das fileiras;
- Prateleiras: Colocar as últimas peças lavadas por baixo das pilhas.
✓ Controle: O que não é visto não é usado, por isso, ao utilizar as técnicas de cascata, enfileiramento e empilhamento para guardar as roupas, é possível:
- Manter todas as peças visíveis e em uso;
- Eliminar desperdícios com aquisições desnecessárias;
- Evitar danos causados pela falta de uso, como mofo ou traças.
Para conhecer técnicas de dobras para camisetas e conjuntos infantis, acesse os links abaixo:
Agora que percebemos que a utilização do sistema FIFO é essencial para manter o controle dos alimentos da despensa, um excelente aliado na organização das roupas e um eficiente método na otimização de espaços, vamos colocar em prática?
Claro que controlar os estoques da casa é apenas uma parte da economia doméstica, outras formas de manter um controle financeiro rentável serão abordados em novas publicações. Acompanhe posteriormente!
Nas empresas a organização é um elemento fundamental para obter lucros. Por que não aplicar em casa? Afinal, se conseguimos obedecer métodos e executar processos de uma empresa, gerando lucros a terceiros, temos a obrigação de obter o controle da própria vida, com o objetivo de gerar mais produtividade de forma saudável.
Se você ainda não tem a organização da sua casa sob controle, experimente criar rotinas funcionais e se surpreenda com a praticidade proporcionada pela organização e a economia financeira gerada com essa técnica.
Claro que controlar os estoques da casa é apenas uma parte da economia doméstica, outras formas de manter um controle financeiro rentável serão abordados em novas publicações. Acompanhe posteriormente!
Nas empresas a organização é um elemento fundamental para obter lucros. Por que não aplicar em casa? Afinal, se conseguimos obedecer métodos e executar processos de uma empresa, gerando lucros a terceiros, temos a obrigação de obter o controle da própria vida, com o objetivo de gerar mais produtividade de forma saudável.
Se você ainda não tem a organização da sua casa sob controle, experimente criar rotinas funcionais e se surpreenda com a praticidade proporcionada pela organização e a economia financeira gerada com essa técnica.
Até a próxima publicação!
Comentários
Postar um comentário