Psicodinâmica das Cores em Comunicação
Psicologia e Fisiologia das Cores
O
vermelho é uma cor controvertida, podendo ser atrativa e sedutora, quando
vistos em lábios de mulher pintados.
Em
uma composição pode ser usado para chamar a atenção, para incitar uma ação ou
para marcar os elementos mais importantes de uma composição ou página web,
porém quando é usado em grande quantidade cansa a vista em excesso.
Verde
Azul
É uma cor reservada e entra dentro das cores frias. Expressa harmonia, amizade, fidelidade, serenidade, sossego, verdade, dignidade, confiança, masculinidade, sensualidade e comodidade.
É a cor do céu sem nuvens, sem ameaças, onde voam as aves com liberdade, da água cristalina, fonte de vida para animais e plantas, da Terra, nosso belo planeta azul.
O azul é uma cor que oferece muitas possibilidades nas composições gráficas em geral e nas páginas web em concreto.
Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste, sendo típicos os fundos azuis com textos laranjas, sobretudo em dintéis com logotipo.
É uma cor que influencia sobre o apetite, diminuindo este, certamente porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isto, não é aconselhável seu uso para uma página sobre receitas de cozinha ou produtos alimentícios.
AS PESQUISAS E TESTES DE LÜSCHER
Lüscher, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre cores, baseia seu processo psicológico para o estudo do ser humano em um teste com sensações cromáticas e acromáticas. São elas: azul, verde, vermelho, violeta, marrom, preto e cinza.
Por
não se tratar de uma propriedade do objeto, e sim de um elemento perceptivo, a cor tem uma série
de implicações na Psicologia.
Sendo
assim, a percepção da cor pode causar uma variedade de sensações, de acordo com
cada cultura, e costuma ser muito explorada pela publicidade.
A
cultura ocidental, por exemplo, faz associar o verde à esperança, o vermelho à
fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.
As
cores possuem uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem
cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, outras serenas e
tranquilas, entre outras.
Ao
obter consciência desta realidade, o homem aprendeu a usar as cores como
estímulos para encontrar determinadas respostas.
A
seguir, veremos as propriedades psicológicas das principais cores e suas
combinações mais acertadas.
Vermelho
O
vermelho é a única cor brilhante de verdade e pura em sua composição. É
exultante e agressiva. É o símbolo da paixão ardente e desenfreada, da
sexualidade e do erotismo.
É uma cor cálida associada com o sol e o calor, de tal maneira que é possível se sentir mais aquecido em um ambiente pintado de vermelho, embora objetivamente a temperatura não tenha variado.
É uma cor cálida associada com o sol e o calor, de tal maneira que é possível se sentir mais aquecido em um ambiente pintado de vermelho, embora objetivamente a temperatura não tenha variado.
O
vermelho é a cor do sangue, da paixão, da força bruta e do fogo. Utiliza-se nas
festas do Espírito Santo, iluminando a chama do amor divino, e nas festas de
Semana Santa e Pentecostes.
Cor
fundamental, ligada ao princípio da vida, sugere vitalidade, entusiasmo,
paixão, agitação, força, sexo, calor, fogo, sangue, amor, audácia, valor,
coragem, cólera, crueldade, intensidade e virilidade, estando associado com
sentimentos enérgicos como a excitação apaixonada ou erótica. É a cor mais
sensual de todo o círculo cromático.
Também
sugere alarme, perigo, violência, ira e aborrecimento. Muitos animais e plantas
usam o vermelho para indicar sua periculosidade.
ou
para os laranjas, ou seja, usar o vermelho como centro da gama e completar esta
com suas cores análogas.
Quanto
ao seu complementar, o verde, embora contraste muito bem com ele, juntos não
criam um efeito visual adequado.
Verde
O
verde é a cor mais tranquila e sedativa de todas. É a cor da calma
indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão.
Está
associado a conceitos como natureza, saúde, dinheiro, frescor, crescimento,
abundancia, fertilidade, plantas, bosques, vegetação, primavera, frescor,
esmeralda, honra, cortesia, civismo e vigor.
O
verde que tende ao amarelo cobra força ativa e soleada.
Significa
a esperança, os bens que hão de vir, o desejo de vida eterna. É a cor própria
do ano eclesiástico e de grande número de festas, assim como de certos domingos
antes de Pentecostes.
É
uma cor contraditória, pois a muitas pessoas lhes influi um caráter
desagradável, enquanto que a outras lhes sugere mais paixão que o vermelho.
Nas
composições gráficas e páginas web dá um bom jogo.
Seu
complementar é o vermelho e, embora contrastem muito bem, não costumam fazer
boa combinação.
Azul
A
cor azul é o símbolo da profundidade. Imaterial e fria, suscita uma
predisposição favorável. A sensação de placidez que provoca o azul é distinta
da calma ou repouso terrestres, próprios do verde.
É uma cor reservada e entra dentro das cores frias. Expressa harmonia, amizade, fidelidade, serenidade, sossego, verdade, dignidade, confiança, masculinidade, sensualidade e comodidade.
Esta
cor se associa com o céu, o mar e o ar. O azul claro pode sugerir otimismo.
Quanto mais se clarifica mais perde atração e se torna indiferente e vazio.
Quanto
mais se escurece mais atrai para o infinito. Possui também a virtude de criar a
ilusão óptica de retroceder.
É a cor do céu sem nuvens, sem ameaças, onde voam as aves com liberdade, da água cristalina, fonte de vida para animais e plantas, da Terra, nosso belo planeta azul.
Está
associado a conceitos como seriedade, compromisso, lealdade, justiça e
fidelidade.
Se
for muito pálido pode inspirar frescor e incluso frio.
É
utilizado amplamente como cor corporativa, pela seriedade e confiança que
inspira, e admite bons degrades, podendo ser a cor dominante em uma página.
O azul é uma cor que oferece muitas possibilidades nas composições gráficas em geral e nas páginas web em concreto.
Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste, sendo típicos os fundos azuis com textos laranjas, sobretudo em dintéis com logotipo.
É uma cor que influencia sobre o apetite, diminuindo este, certamente porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isto, não é aconselhável seu uso para uma página sobre receitas de cozinha ou produtos alimentícios.
Realmente!
Não dá para sentir atração por um alimento azul. (Só para confirmar - risos)
AS PESQUISAS E TESTES DE LÜSCHER
Lüscher, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre cores, baseia seu processo psicológico para o estudo do ser humano em um teste com sensações cromáticas e acromáticas. São elas: azul, verde, vermelho, violeta, marrom, preto e cinza.
A
pesquisa de Lüscher possibilita obter informações psicológicas precisas sobre
um indivíduo mediante as suas preferências ou rejeições por determinadas cores.
Max
Lüsher, o “teste das cores” de Lüsher está também em sua edição em português,
publicada pela Renes, do Rio de Janeiro. Psicólogo suíço, consultor sobre cores
no campo industrial e especificamente da Volkswagen, na Alemanha.
Bela matéria! PArabens!
ResponderExcluir