Psicodinâmica das Cores em Comunicação

Psicologia e Fisiologia das Cores

Por não se tratar de uma propriedade do objeto, e sim de um elemento perceptivo, a cor tem uma série de implicações na Psicologia.

Sendo assim, a percepção da cor pode causar uma variedade de sensações, de acordo com cada cultura, e costuma ser muito explorada pela publicidade.



A cultura ocidental, por exemplo, faz associar o verde à esperança, o vermelho à fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.


As cores possuem uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, outras serenas e tranquilas, entre outras.



Ao obter consciência desta realidade, o homem aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas.



A seguir, veremos as propriedades psicológicas das principais cores e suas combinações mais acertadas.

Vermelho

O vermelho é a única cor brilhante de verdade e pura em sua composição. É exultante e agressiva. É o símbolo da paixão ardente e desenfreada, da sexualidade e do erotismo.

É uma cor cálida associada com o sol e o calor, de tal maneira que é possível se sentir mais aquecido em um ambiente pintado de vermelho, embora objetivamente a temperatura não tenha variado.



O vermelho é a cor do sangue, da paixão, da força bruta e do fogo. Utiliza-se nas festas do Espírito Santo, iluminando a chama do amor divino, e nas festas de Semana Santa e Pentecostes.

Cor fundamental, ligada ao princípio da vida, sugere vitalidade, entusiasmo, paixão, agitação, força, sexo, calor, fogo, sangue, amor, audácia, valor, coragem, cólera, crueldade, intensidade e virilidade, estando associado com sentimentos enérgicos como a excitação apaixonada ou erótica. É a cor mais sensual de todo o círculo cromático.




Também sugere alarme, perigo, violência, ira e aborrecimento. Muitos animais e plantas usam o vermelho para indicar sua periculosidade.



Já o Homem o utiliza em todo tipo de indicações de proibição e perigo.



O vermelho é uma cor controvertida, podendo ser atrativa e sedutora, quando vistos em lábios de mulher pintados.


Ou ainda desencadear nojo ou enjoo, como quando se contempla uma poça de sangue.




Em uma composição pode ser usado para chamar a atenção, para incitar uma ação ou para marcar os elementos mais importantes de uma composição ou página web, porém quando é usado em grande quantidade cansa a vista em excesso.



Uma possível solução a este problema é deslocarmos no círculo cromático para os violetas,



ou para os laranjas, ou seja, usar o vermelho como centro da gama e completar esta com suas cores análogas.



Outra boa forma é combinar o vermelho cinza e com as cores de sua tríade.




Quanto ao seu complementar, o verde, embora contraste muito bem com ele, juntos não criam um efeito visual adequado.



Verde

O verde é a cor mais tranquila e sedativa de todas. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão.



Está associado a conceitos como natureza, saúde, dinheiro, frescor, crescimento, abundancia, fertilidade, plantas, bosques, vegetação, primavera, frescor, esmeralda, honra, cortesia, civismo e vigor.



O verde que tende ao amarelo cobra força ativa e soleada.



Se nele predominar o azul será mais sombrio e sofisticado.



Significa a esperança, os bens que hão de vir, o desejo de vida eterna. É a cor própria do ano eclesiástico e de grande número de festas, assim como de certos domingos antes de Pentecostes.



Dizem que é a cor mais descansada para o olho humano e que tem poder de cura.



É uma cor contraditória, pois a muitas pessoas lhes influi um caráter desagradável, enquanto que a outras lhes sugere mais paixão que o vermelho.

Nas composições gráficas e páginas web dá um bom jogo.

Seus degrades são bons e suas variações de tons também, formando gamas apropriadas para desenho.



Seu complementar é o vermelho e, embora contrastem muito bem, não costumam fazer boa combinação.



Com seus análogos e sua tríade é possível obter paletas aceitáveis para uma página web.




Azul

A cor azul é o símbolo da profundidade. Imaterial e fria, suscita uma predisposição favorável. A sensação de placidez que provoca o azul é distinta da calma ou repouso terrestres, próprios do verde.



É uma cor reservada e entra dentro das cores frias. Expressa harmonia, amizade, fidelidade, serenidade, sossego, verdade, dignidade, confiança, masculinidade, sensualidade e comodidade.


Esta cor se associa com o céu, o mar e o ar. O azul claro pode sugerir otimismo. Quanto mais se clarifica mais perde atração e se torna indiferente e vazio.



Quanto mais se escurece mais atrai para o infinito. Possui também a virtude de criar a ilusão óptica de retroceder.


É a cor do céu sem nuvens, sem ameaças, onde voam as aves com liberdade, da água cristalina, fonte de vida para animais e plantas, da Terra, nosso belo planeta azul.



Está associado a conceitos como seriedade, compromisso, lealdade, justiça e fidelidade.



Porém também pode expressar melancolia, tristeza, passividade e depressão.



Se for muito pálido pode inspirar frescor e incluso frio.


Se for intermediário, dá a sensação de elegância, de frescor



Se for escuro dá a sensação de espiritualidade, de seriedade, de responsabilidade.




É utilizado amplamente como cor corporativa, pela seriedade e confiança que inspira, e admite bons degrades, podendo ser a cor dominante em uma página.



O azul é uma cor que oferece muitas possibilidades nas composições gráficas em geral e nas páginas web em concreto.



Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste, sendo típicos os fundos azuis com textos laranjas, sobretudo em dintéis com logotipo.



Também oferece uma boa gama de análogos e faz bons jogos com as cores de sua tríade.




É uma cor que influencia sobre o apetite, diminuindo este, certamente porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isto, não é aconselhável seu uso para uma página sobre receitas de cozinha ou produtos alimentícios.



Realmente! Não dá para sentir atração por um alimento azul. (Só para confirmar - risos)

AS PESQUISAS E TESTES DE LÜSCHER

Lüscher, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre cores, baseia seu processo psicológico para o estudo do ser humano em um teste com sensações cromáticas e acromáticas. São elas: azul, verde, vermelho, violeta, marrom, preto e cinza.

A pesquisa de Lüscher possibilita obter informações psicológicas precisas sobre um indivíduo mediante as suas preferências ou rejeições por determinadas cores.

Max Lüsher, o “teste das cores” de Lüsher está também em sua edição em português, publicada pela Renes, do Rio de Janeiro. Psicólogo suíço, consultor sobre cores no campo industrial e especificamente da Volkswagen, na Alemanha.

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