Tabela Dinâmica em Excel 2010 – Microsoft Office
Relatórios
fazem parte da linguagem corporativa e ao analisar suas informações, não é difícil
notar sua importância.
Habilite a opção “Selecionar uma tabela ou intervalo”, posicione o cursor do mouse no espaço reservado para digitação, em frente a descrição “Tabela/Intervalo”, em seguida, basta selecionar (na planilha) o intervalo de dados que será incluso no relatório.
Pronto! Esta é a tela que dará inicio ao
nosso relatório. A janela da lateral direita é do assistente, onde vamos manipular as informações que serão inseridas no relatório e do lado esquerdo, podemos acompanhar as alterações em tempo real. Conforme destacado na figura abaixo:
Simples assim! Criamos um relatório dinâmico no Excel, em apenas 3 etapas mas, precisamos ter em mente que, não basta realizar apenas o que foi solicitado, afinal, um bom profissional sabe muito bem que a apresentação é tão importante quanto o conteúdo!
Agora que terminamos a fase de criação, vamos fazer algumas formatações para melhorar a aparência do relatório. Comece renomeando a nova planilha com o nome “RELATÓRIO” (sugestão), siga as instruções da figura abaixo:
*** Alterar Títulos dos Campos ***
*** Alterar Formatos dos Dados ***
É possível ainda, padronizar a exibição dos dados visualizados. Em nosso exemplo, queremos que todos os números do campo “QUANTIDADE” tenham a mesma quantidade de dígitos e que o campo “VALOR DO PEDIDO” tenha o formato moeda.
*** Alterar Design da Tabela ***
Hora de melhorar a aparência da nossa tabela!
Clique no menu “Design”. Para escolher um estilo padrão oferecido pelo Excel, clique na seta que fica na lateral direita da opção “Estilos de Tabela Dinâmica” e só clicar em uma das alternativas para aplicar ao relatório. Veja:
Em minha curta experiência profissional, pois
ainda sou muito jovem (risos), tenho observado que grande parte dos profissionais que atuam nas áreas administrativas das empresas de pequeno e médio porte, costumam ter pavor da palavra relatório.
Isto porque, na maioria das ocasiões, os
funcionários não conhecem as ferramentas de trabalho que as organizações
disponibilizam para a realização das tarefas.
Já que as empresas com o perfil mencionado
acima, acompanham muito bem suas metas diárias e projeções futuras através de
ferramentas simples, como o Excel, por exemplo. Vamos iniciar 2013 com o
primeiro post do Blog dedicado aos profissionais da área administrativa.
Vamos mostrar como é
simples criar um relatório em Excel, usando a ferramenta de Tabela Dinâmica. Anote
esta dica para utilizar uma opção prática oferecida pelo Pacote Microsoft
Office.
Este momento traz a oportunidade
de mostrar um teste aplicado por uma multinacional que atua no Brasil. Como já
faz algum tempo que fiz o tal teste, vou descrever as solicitações de forma
resumida:
Gerar um relatório usando Tabela Dinâmica;
Ordenar as informações por data;
Incluir as seguintes informações: Código do Cliente, Quantidade e Valor
do Pedido.
O teste pedia ainda, a aplicação da
fórmula PROCV, para buscar o nome do cliente de acordo com o código exibido no relatório, mas para não deixar o texto
muito grande, usaremos este exemplo no próximo post.
Então, vamos ao passo a passo de como gerar um relatório dinâmico no Excel.
Para começar a criação de um relatório usando a Tabela
Dinâmica, vamos trabalhar com uma planilha de dados existente. A ideia é mostrar como usar a ferramenta, por este motivo, a quantidade de informações disponíveis nesta planilha é pequena.
Sinta-se a vontade para reproduzir este exemplo e acompanhar na prática o seu funcionamento:
Sinta-se a vontade para reproduzir este exemplo e acompanhar na prática o seu funcionamento:
1 – Selecione o menu “Inserir”, em seguida clique na opção “Tabela Dinâmica”, e por último a opção “Tabela Dinâmica”. Acompanhe a figura abaixo:
2 – A janela “Criar Tabela Dinâmica” será
aberta para que sejam inseridas as informações que irão gerar o relatório. Nesta
etapa, vamos trabalhar da seguinte forma:
Habilite a opção “Selecionar uma tabela ou intervalo”, posicione o cursor do mouse no espaço reservado para digitação, em frente a descrição “Tabela/Intervalo”, em seguida, basta selecionar (na planilha) o intervalo de dados que será incluso no relatório.
Em nosso exemplo, usaremos o intervalo de A4
até E13;
Ainda nesta etapa, vamos trabalhar com a
opção de gerar relatório em “Nova Planilha”, pois desta forma, podemos formatá-lo de maneira que torne sua visualização mais compreensiva.
Acompanhe na figura a seguir, as etapas descritas acima:
Acompanhe na figura a seguir, as etapas descritas acima:
3 – O que faremos agora é mais simples do que
se imagina! Basta inserir as informações do canto superior da direita (seguindo as solicitações do exemplo) nos
campos inferiores da mesma janela. A figura abaixo mostra o modelo correto da apresentação das informações mas, aproveite esta etapa para, alterar a ordem dos objetos e analisar o que acontece. É uma maneira descontraída de conhecer melhor a ferramenta indicada:
Simples assim! Criamos um relatório dinâmico no Excel, em apenas 3 etapas mas, precisamos ter em mente que, não basta realizar apenas o que foi solicitado, afinal, um bom profissional sabe muito bem que a apresentação é tão importante quanto o conteúdo!
Agora que terminamos a fase de criação, vamos fazer algumas formatações para melhorar a aparência do relatório. Comece renomeando a nova planilha com o nome “RELATÓRIO” (sugestão), siga as instruções da figura abaixo:
*** Formatação da Tabela Dinâmica ***
Para fazer qualquer alteração na tabela dinâmica, não se esqueça, o cursor do mouse precisa estar em algum campo da tabela, para que as opções de formatação fiquem disponíveis.
*** Alterar Títulos dos Campos ***
Clique na seta ao lado do campo que foi
inserido e selecione a opção “Configurações do Campo...”, como mostra a
figura a seguir:
Basta digitar o nome desejado no espaço reservado, em frente a
opção “Nome Personalizado”, repita
esta ação para todos os campos inseridos na tabela, como mostra a figura
abaixo:
*** Alterar Formatos dos Dados ***
É possível ainda, padronizar a exibição dos dados visualizados. Em nosso exemplo, queremos que todos os números do campo “QUANTIDADE” tenham a mesma quantidade de dígitos e que o campo “VALOR DO PEDIDO” tenha o formato moeda.
Selecione a área desejada e com o botão
direito do mouse clique na opção “Configurações
do Campo de Valor...”, acompanhe a figura;
Em seguida, clique no botão “Formato
do Número”;
Selecione a opção “Personalizado”, digite o
formato desejado no espaço abaixo do título “Tipo:”. Note que é possível
acompanhar as alterações no campo acima, “Exemplo”, como ilustrado abaixo:
Siga a mesma instrução para o campo de valor
do pedido. Use a opção “Moeda”, como mostra a figura a seguir:
*** Alterar Design da Tabela ***
Hora de melhorar a aparência da nossa tabela!
Clique no menu “Design”. Para escolher um estilo padrão oferecido pelo Excel, clique na seta que fica na lateral direita da opção “Estilos de Tabela Dinâmica” e só clicar em uma das alternativas para aplicar ao relatório. Veja:
Um dos meus modelos preferidos é o “Estilo de
Tabela Dinâmica Escura 2”, conforme figura abaixo:
*** Auto Filtro ***
Observe que as informações inseridas nos
campos “Filtro de Relatório” e “Rótulos de Linha”, trazem automaticamente a
opção de filtro. Logo, podemos fazer pesquisas específicas nos campos “DATA” e “CÓDIGO_CLIENTE”.
Veja nas figuras a seguir:
Acompanhe os próximos posts e fique por dentro de como usar ferramentas simples para dar
um UP nas formatações dos documentos administrativos
(Word) e nas famosas apresentações de resultados (PowerPoint).
E como não posso deixar de fora o meu favorito,
teremos também, dicas de fórmulas (Excel) para facilitar a inserção e
visualização de dados em planilhas.
Dando sequencia ao exemplo usado neste post, nosso próximo encontro já tem um tema definido. Vamos mostrar como é fácil usar a famosa fórmula PROCV. Enquanto isso, aproveite para treinar a criação de relatórios dinâmicos!
Espero que estas dicas sejam úteis na realização dos seus próximos testes de emprego! E caso já esteja trabalhando, desejo sucesso em sua busca por crescimento profissional e que as dicas encontradas aqui, ajude você a conquistar o reconhecimento por seu desempenho!
Até breve!
Dando sequencia ao exemplo usado neste post, nosso próximo encontro já tem um tema definido. Vamos mostrar como é fácil usar a famosa fórmula PROCV. Enquanto isso, aproveite para treinar a criação de relatórios dinâmicos!
Espero que estas dicas sejam úteis na realização dos seus próximos testes de emprego! E caso já esteja trabalhando, desejo sucesso em sua busca por crescimento profissional e que as dicas encontradas aqui, ajude você a conquistar o reconhecimento por seu desempenho!
Até breve!
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