Como Mudar a Aparência do Blog?

Para atrair a atenção do leitor, o visual da página é tão importante quanto o conteúdo!

Recentemente, em busca de informações para dar um UP no meu Blog, encontrei “algumas” dificuldades para realizar as alterações, até porque, o site (Blogger), que hospeda a minha página, também resolveu ficar mais bonito!

Foi então que eu resolvi fazer posts de passo-a-passo para alguns temas. Afinal, por que não unir o útil (respostas para minhas dificuldades) ao agradável (meu lado administrativo + meu gosto pela escrita)?!

Espero que com a busca de respostas para as minhas dúvidas, eu consiga compartilhar com vocês, soluções simples e criativas!

Agora chega de conversa fiada e vamos ao que interessa!

Se você também quer deixar seu Blog mais moderno, aqui vão algumas dicas para caprichar na mudança e criar um ambiente mais elegante para o seu leitor.

Confira a seguir ferramentas para alteração de modelo e aparência do Blog, além de dicas para inserir links que permitem a integração com outras redes sociais, otimizando assim, a divulgação do seu trabalho.

Alterar o Modelo do Blog (Para escolher imagem/cor do plano de fundo e definir formatação de texto)

1 – Para iniciar, clique em: “Mais opções”, em seguida selecione a opção: “Modelo”, como mostra a figura abaixo:


2 – Ao abrir a nova janela, selecione um modelo de sua preferência. Se você ficar perdido em meio a tantas opções (assim como eu), "muita hora nessa calma"! Perceba que antes de aplicar o modelo ao Blog, é possível obter uma visualização prévia (um teste rápido) de todos os modelos disponíveis.


3 – Além de escolher um modelo, é possível personalizá-lo. Basta clicar na opção “Personalizar”, ainda na mesma página, conforme ilustração abaixo:


4 – Na opção “Plano de fundo” é possível mudar a “Cor de tema principal” e acompanhar as alterações na parte inferior da tela, como mostra a figura abaixo:


4.1 – Para alterar a imagem do plano de fundo, basta clicar na seta que está ao lado da imagem do Blog, como destacado na figura acima. Em seguida, você pode escolher imagens sugeridas pelo site ou ainda...


4.2 – Pode clicar na opção “Fazer upload da imagem”, para selecionar uma imagem a partir do seu computador ou mesmo de outros dispositivos, como ilustrado abaixo:


Alterar o Layout (Para definir a posição dos dispositivos na tela)

Com esta opção é possível alterar os layouts do corpo e rodapé da página do Blog. Observe a figura abaixo:


Alterar Formatações de Post

Através desta opção é possível alterar os seguintes itens:

Texto da página
Planos de fundo
Links
Título do blog
Texto das guias
Plano de fundo das guias
Título da postagem
Cabeçalho de data
Postagem
Gadgets (Dispositivos)
Rodapé
Links do rodapé
Adicionar CSS (Folha de estilo)

Para este processo, vou colocar apenas a figura inicial, pois as alterações desta etapa são semelhantes.



Observação: Quando estiver utilizando a opção “Designer de modelo do Blogger” e quiser retornar para a página do Template, basta clicar na opção “Voltar para o Blogger”, como destacado na figura acima.

Para não deixar o post extenso e entediante, vou terminar aqui a parte de alterações de modelo e layout. Afinal, tem que ter assunto para os próximos posts!

Isso mesmo, é muito fácil deixar o Blog com uma nova aparência! A ideia é exatamente esta, mostrar que é simples fazer alterações em sua página.


Se você tem dúvida quanto a combinação de cores para usar em sua página, clique no link abaixo e confira uma matéria completa sobre a influência das cores na comunicação.


Psicodinâmica das Cores em Comunicação


Agora é por sua conta, use a criatividade para dar um toque pessoal em seu Blog!


Comentários

  1. Boa noite. Gostei muito da sua postagem relacionada à personalização do blogger. Tenho um blogger há pouco tempo, e gostaria de saber como colocar esses subtítulos tipo; inicio, administração, entre outros, na parte superior do blogger de forma horizontal semelhante ao seu blogger. Desde já agradeço.

    Att: Ademar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ademar,

      Boa noite!

      Obrigada por sua participação! Fico feliz em saber que minha publicação foi útil a você! Seja sempre bem-vindo!

      Eu acabei respondendo a sua pergunta com um novo post, pois noto que pode ser útil a mais pessoas.

      Confira no link: http://katiagbueno.blogspot.com.br/2013/04/como-colocar-as-paginas-do-blog-em.html

      Espero ter atendido corretamente sua dúvida!

      Ah sim! Eu gostaria de conhecer o seu blog e retribuir a visita, se possível, deixe o link.

      Sucesso!
      Sds

      Excluir
  2. Desde já agradeço, apesar de não ter encontrado a referida postagem. Meu blogger: http://noticiadahoora.blogspot.com.br Pode visitar quantas vezes quiser.
    Att: Ademar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademar,

      Boa tarde!

      Parabéns pelo seu blog! Estou acompanhando seu trabalho!

      A barra de links que você quer adicionar, nada mais é do que as páginas existentes no blog exibidas através de um modelo oferecido pelo próprio blog.

      Para utilizar este modelo, basta acessar a opção "Template" do painel de ferramentas do blog, em seguida, selecionar a opção "Picture Window", este modelo altera o layout do blog e deixa suas páginas em formato de barra de links.

      Está tudo detalhado neste post:

      http://katiagbueno.blogspot.com.br/2013/04/paginas-do-blog-em-formato-de-barra-de.html

      Caso não consiga acessar o link acima, entre na primeira página do meu blog, pois é meu último post:

      http://katiagbueno.blogspot.com.br

      Att;

      Excluir
  3. Obrigado mais uma vez. Também estou acompanhando seu blogger.
    Att; Ademar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série: Jogos de Q.I. - Atravessar os Sapos!

Série: Jogos de Q.I. - Travessia do Rio!

Bar Rescue