Redes Sociais

Será que estas plataformas foram mesmo criadas para promover conflitos? Ou seria mais sensato e inteligente dizer que, não estamos aptos ao convívio social e apenas trazemos hábitos pessoais para estes ambientes virtuais?

É notório que a concordância verbal utilizada neste texto já fala por si, mas é sempre bom dizer com todas as palavras, para evitar equívocos desagradáveis.

Pois bem, antes de prosseguir com o post, preciso evidenciar que sim, eu me incluo em tudo o que irei escrever nas linhas que seguem, bem como faço, com as frases de minha autoria ou de grandes pensadores, que costumo postar em minhas redes sociais. Sempre as publico em formato de reflexão, pois meu objetivo é de compartilhar experiências com os meus contatos, da mesma forma que se faz em uma rede original (desconfio que foi para isto que criaram as tais redes virtuais), jamais ataca-los!


Particularmente, tenho ouvido muitas afirmações de que as redes sociais foram criadas para separar pessoas. Antes de propagar tal descrição, precisamos compreender que rede social não se limita a ambientes virtuais.

Vamos lá! O que é uma Rede Social? É um grupo composto por várias pessoas ou organizações, ligadas através de diversos tipos de relações, que possuem valores e objetivos comuns.

Muito bem! Lição dada é lição aprendida! Por este motivo, não posso concordar que uma ferramenta (rede social) é causadora de tanta incompreensão e discórdia, pois para ser usada, qualquer ferramenta precisa ser manipulada (pessoas). Logo, como seres racionais, podemos compreender que pessoas sim, são responsáveis pelos altos índices de conflitos ocorridos dentro de qualquer ambiente, incluindo os virtuais.

Sim, estou dizendo que somos os únicos responsáveis por influenciar com nossas energias, os ambientes em que vivemos, seja ele virtual, pessoal, profissional ou qualquer outro.

Quando falta maturidade e/ou profissionalismo, interpretamos os acontecimentos de acordo com nosso “estado de espírito”, digamos assim, e é neste momento que surge o famoso mal entendido, causado pela má interpretação do fato original.

Para não deixar apenas a minha visão sobre o assunto, confira opiniões de profissionais de áreas diferentes da minha, que afirmam: "... As redes sociais não geram nada nas pessoas, elas servem apenas como facilitador ou impulsionador do que cada um já é...". Clique AQUI para conferir a matéria na íntegra!

Com tanta polemica e em meio a questionamentos sobre por que eu não excluo minhas redes sociais, talvez um dia eu o faça (e que seja por livre vontade e espontâneo estado de mudança, não por exigência para ser aceita ou protegida), mas no momento, o que tenho a dizer é que, bom seria se pudéssemos fugir de tudo que não sabemos usar, mas eu, insisto em aprender.

Nunca fui de fugir, e agora que tenho aprendido, principalmente, a conhecer melhor as pessoas que me cercam e a lidar com conflitos, pretendo continuar em busca de novos conhecimentos.

Sendo assim, como posso eliminar uma ferramenta de trabalho ou disseminar tal objeto como vilão? Sabendo que posso parar de transferir a terceiros o que é culpa minha, analisar o meu comportamento e corrigir os meus erros para continuar crescendo como pessoa e profissional!

Seria melhor ainda se, todos nós enxergássemos os próprios erros e assumíssemos quem somos, o que estamos fazendo e carregássemos nossas responsabilidades, ao invés de procurar culpados para despejar todas as nossas frustrações e defeitos. Certamente, o convívio em qualquer ambiente, seria muito mais leve, agradável e produtivo!

Rede Social não é instrumento de confusão, pessoas sim realizam esta função, e muito bem. Não seria má ideia começar a crescer o suficiente para perceber que, quando algo nos atinge, talvez seja o momento de rever o próprio comportamento, nem tarde demais para utilizar o que lemos e escrevemos como inspiração para, mudar em nós tudo o que insistimos em enxergar e apontar apenas nos outros.

Ah sim! Preciso dizer que, eu tenho utilizado estes meios de comunicação como objeto de estudo e posso garantir, tem sido um excelente laboratório!

Convido você a refletir sobre este assunto em um momento de tranquilidade, desta forma, será possível alcançar uma reflexão inteligente e produtiva.

Repito! O objetivo deste post, não é atacar ninguém, mas sim compartilhar um pouco do que tenho aprendido com as minhas experiências!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série: Jogos de Q.I. - Atravessar os Sapos!

Série: Jogos de Q.I. - Travessia do Rio!

Bar Rescue