Desafio

Professor Sofre Quando Vai Corrigir Provas?

Se analisarmos as situações a seguir, levando em consideração que os estudantes representam um futuro, chegaremos a conclusão de que, é deprimente e inaceitável a realidade da qual estes alunos fazem parte.

A proposta aqui, para os professores é, olhar essa realidade por um ângulo diferente! Para tornar possível uma mudança, no atual cenário da educação no Brasil. Até porque, vamos confessar que estes alunos:

1) Tiveram muito senso de humor, para admitirem que não sabiam as respostas. (Sim, e disseram isto a você, Educador, como um pedido de ajuda de uma maneira diferente).




2) Muita criatividade para elaborarem respostas que realmente fazem sentido. (Se enxergarmos por um ângulo diferente como o fizeram).



3) E muita coragem, para responder de forma irônica. (Visto que na literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor).

 


Senhores Professores, vamos analisar nosso comportamento primeiro, pois toda mudança precisa ter início aquele que a deseja. Usando uma linguagem descontraída, como fazem os alunos, mas agora tratando de um assunto mais sério que a falta de interesse dos estudantes, quem possui o Diploma? Quem é o Mestre? Quem possui a autoridade em sala?


Vamos parar de criticar, de dizer que nossos jovens estão perdidos, não vai resolver o problema. Nossas palavras tem poder e quanto mais proferimos essas frases, mais elas se tornam reais.

Por que não mostrar aos alunos, um pouco da criatividade e senso de humor que tivemos o prazer de adquirir e desenvolver no tempo em que também estivemos no lugar, que hoje é ocupado por eles?

Ao invés de desistir, aceitando que não tem mais jeito (o que, não é verdade), mude sua estratégia. Afinal, a escola que seus alunos estão cursando, você já se formou! Lembre-se, é você quem está a frente!


Utilize a mesma criatividade que, os alunos gostam de usar em sala, para:

Ensiná-los o que é preciso ensinar;

Passar a mensagem que é necessária passar;

Fazê-los enxergar a realidade...


Você vai descobrir que as aulas se tornarão mais atrativas, proporcionando maior facilidade de compreensão da matéria pelos alunos.




E sua missão como mestre se tornará mais produtiva e gratificante.

Postagens mais visitadas deste blog

Série: Jogos de Q.I. - Atravessar os Sapos!

Série: Jogos de Q.I. - Travessia do Rio!

Bar Rescue