Aceitar e Respeitar

Quando se trata de encontrar coerência entre o que é dito e a atitude de alguém, por exemplo, não é difícil entender (respeitar) o comportamento, a dificuldade é aceitar. O conflito já começa quando é possível observar que, o que se diz não é confirmado pela(s) atitude(s).

Entender determinados tipos de comportamentos é resultado de como uma pessoa consegue enxergar a situação que provocou uma reação, mas a aceitação é fruto de comprovações produzidas por atitudes que dificilmente passam desapercebidas aos cinco sentidos do corpo humano (Audição, Olfato, Paladar, Tato, Visão).

Vamos exemplificar de forma descontraída e com acontecimentos práticos do dia-a-dia pra conseguirmos entender melhor porque é possível respeitar, mas é tão difícil aceitar algumas controvérsias:

Audição
Quem não gosta de rock, jamais vai escutar uma música do gênero (por livre e espontânea vontade, claro).

Mudando de exemplo da música para a educação... Só quem já ouviu alguém corrigir o filho dizendo: "Eu já não falei pra você não falar palavrão? Seu filho da **** " (sim, a própria mãe se declarou uma ****), consegue entender a confusão mental instalada no cérebro de uma pobre criança. Sim, eu presenciei uma coisa doida dessa, ri e ri muito, mas se eu que sou adulta fiquei confusa, imagino até hoje como está o filho daquela pessoa. Ah, se as pessoas conseguissem se ouvir falando... Em muitos casos seria possível até, que algumas pessoas mentissem bem menos...

Se é difícil pra uma pessoa de fora ter respeito por sua pessoa ao ouvir que você diz uma coisa mas faz o contrário, imagina pra quem está mais perto e consegue enxergar sua mentira com lente de aumento?

Olfato
Não adianta passar desodorante depois que o odor está exalando (sem nem ao menos fazer uma "lavagenzinha" básica), e quem pega transporte público logo cedo com o estômago ainda vazio, ou no final de tarde após um longo, cansativo e estressante dia de trabalho, sabe bem que o olfato não é nada compreensivo e tão pouco perdoa os odores da transpiração alheia.

E o "bafo de leão" daquela boca que comeu o dia todo (excesso de alho, cebola crua, doces...) e não teve os dentes escovados? E o pior é que, quanto mais "baforento" o sujeito estiver, mais perto de você ele quer falar, e palavras com a bendita letra "F", que é pro seu nariz levar mesmo um soco do bafão (muitos risos).

Não há nariz na face da terra que ignore tanta catinga. DeusNosDefenda! Eu confesso que ri alto ao descrever estas cenas, porque me fez lembrar inúmeras situações, mas é melhor abafar.

Paladar
Quem não gosta de jiló, não vai comer o bendito fruto só porque o prato está bonitinho. O grau de importância, de influência ou de parentesco da pessoa que preparou o tal jiló, também não será o bastante para convencer o paladar de quem não aprecia seu sabor amargo.

O indivíduo que conhece o sabor de um determinado alimento, não vai comer sem gostar só pra agradar alguém, porque já sabe as reações e efeitos colaterais que serão desencadeados em seu organismo. Não adianta engambelar!

Tato
Um bebê em fase de descobertas, quando prende as mãos em uma porta ou gaveta, aprende que machuca e dificilmente ele vai ficar com as mãos expostas às fechaduras novamente, seu reflexo será proteger as mãos.

E 'quando descobrem por meio do tato, que a alta temperatura provoca queimadura, não adianta tentar enganar, o bebê não vai tocar o objeto quente só porque alguém está dizendo que é legal.

Visão
Este exemplo as donas de casa entendem muito bem!

Não diga que limpou algo se o pano que você utilizou na execução da tarefa já estava sujo. Ao passar um pano sujo em um local sujo, o máximo que vai acontecer é um "casamento" de sujeiras, vai virar um sebo só. Definitivamente, é impossível limpar sujeira com sujeira!

Nem pense em afirmar que limpou um móvel quando você só passou um "paninho sem vergonha" na superfície plana, deixando as verticais do objeto completamente "emporcalhada". Dá pra ver de longe, que a tarefa foi feita com má de vontade, sujeira é "dedo duro" e entrega relaxo e desleixo sem piedade.

Eu particularmente, nunca vou entender a lógica das pessoas que garantem que limparam algo mas quando eu olho, só vejo uma crosta de sujeira impregnada. É sério, eu até tento acreditar, mas o problema é que os meus olhos são implacáveis. E vou parar por aqui, porque sinto até calafrios em descrever isso (rindo pra quebrar a tensão).

Conclusão da diferença entre Respeitar e Aceitar | O Ser Humano é sim capaz de:

Respeitar o que o outro diz; só não aceita quando quem diz não o faz.

Respeitar que o outro não goste de higiene pessoal, ou que goste dos próprios odores; só não aceita ser incluso no ritual de "porquisse" alheia.

Respeitar que gostem de comidas que ele mesmo, nem consegue chegar perto; o que não é possível aceitar, é que queiram agregar esse alimento em seu paladar.

Ter respeito por algo/alguém que o possa machucar; não é aceitável que a dor seja proposital.

Respeitar que o outro limpe de forma diferente da sua; mas não é possível aceitar que diga que limpou algo que continua sujo. Afinal, limpeza é o resultado final, a maneira de fazer não importa desde que esteja limpo.

Resumindo: Muitas vezes afirma-se com palavras, mas nega-se com as atitudes, ai não vale culpar quem não acredita na mentira, até porque como ilustramos acima, a verdade está escrachada para os sentidos.

Nem tudo é preconceito minha gente, muita coisa inaceitável é apenas consequência do que está exposto. O ser humano precisa entender que não é possível enganar com palavras aquilo que as ações contrariam. 

E vamos parar de dizer que está velho e precisa ser trocado, enquanto na verdade está é sujo e precisa ser limpo.

A análise sobre o tema é descontraída e vale a reflexão!

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série: Jogos de Q.I. - Atravessar os Sapos!

Série: Jogos de Q.I. - Travessia do Rio!

Bar Rescue